Violão

05 Dicas Pra Você Aprender Violão Sozinho

05 Dicas Pra Você Aprender Violão Sozinho

Aprender a tocar violão pode ser um hobby divertido e gratificante. Neste artigo, vou te mostrar como é possível aprender a tocar violão sozinho sem a ajuda de outras pessoas. Lembrando que isso não é um incentivo para você deixar de procurar um profissional capacitado, e sim, pra você, que muitas vezes não tem tempo hábil suficiente para realizar todo o processo e logística para se encontrar presencialmente com um professor em uma instituição de ensino, possa desenvolver. Vamos lá?

DICA #1 – ESCOLHA UM BOM VIOLÃO

Se você não entende ou se vê incapaz em decidir qual violão comprar; sendo bem franco, é como escolher o sabor de um sorvete. Calma, vou explicar. Encontrar um violão com um bom som não é um tarefa impossível mesmo para aqueles que nunca tocaram. Cada indivíduo possui gosto, preferência e desejos bem específicos. Portanto, assim como em uma sorveteria, quando o atendente lhe oferece uma pequena amostra grátis de um determinado sabor de um sorvete com intuito de facilitar a sua escolha, você terá que escutar algumas notas musicais para também decidir qual sonoridade ou timbre são mais interessantes pra você. Para isso, procure uma loja de instrumentos musicais e peça ajuda a um vendedor. Muitas vezes, estes profissionais possuem conhecimentos específicos em diversos instrumentos musicais. Peça para ele tocar qualquer coisa em alguns violões. Certifique-se de escutar os modelos equipados com cordas de aço e nylon. Minha sugestão vai para o modelo em nylon por quatro motivos:

PRIMEIRO (DURABILIDADE)

As cordas em nylon possuem durabilidade relativamente maior que os modelos em aço. Neste caso, você tem menos risco de ter uma corda quebrada (arrebentada) ao longo dos estudos, o que é algo bastante comum pra quem está aprendendo os primeiros acordes no violão sozinho ou mesmo com um professor acompanhando. Além de não pesar no bolso.

SEGUNDO (LEVE)

O violão com cordas em nylon costuma ser mais leve, ou seja, fica fácil pra você carregar para qualquer lugar.

TERCEIRO (FAMOSO)

O som é clássico. Violão com cordas em nylon são utilizados por milhares de violonistas profissionais em todo o mundo. Provavelmente você já escutou alguma música sendo interpretada com um violão equipado com cordas em nylon.

QUARTO (VERSATILIDADE)

Toque qualquer gênero musical sem se preocupar com o som. O nylon, no fim das contas, sempre soa bem em qualquer estilo. Por isso o quesito versatilidade.

Dito isso, vá até uma loja de instrumentos e escolha o seu violão. Se não tiver loja de instrumentos musicais em sua cidade, siga as mesmas dicas assistindo vídeos pelas redes sociais. O YouTube vai te ajudar muito.

DICA #2 – APRENDA AS PRIMEIRAS NOTAS

Nota é diferente de acorde. Vou resumir: nota é um som único e acorde são três ou mais notas sendo tocadas ao mesmo tempo. Conhecer as notas deixará o aprendizado dos acordes bem mais fácil. Você não precisa decorar todas as notas do braço do violão. A princípio, memorize apenas as cinco primeiras notas de cada uma das seis cordas.

DICA #3 – PRATIQUE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES

Esta tarefa poderá ser chata a princípio. E realmente é. Mas os exercícios psicomotores irão “destravar” os seus dedos. Sabe aquela sensação estranha que nos faz desistir de muita coisa? Então, é essa mesmo. Drible os seus pensamentos, mire no resultado que logo ele chegará. E claro, pratique. Atenção: estude este exercício por no máximo 10 ou 15 minutos por dia. Se sentir dor, pare. O que realmente está em jogo no aprendizado do violão, mesmo sozinho, é a frequência da sua prática e não o tempo diário investido. É melhor praticar 20 minutos por dia do que 1 hora por semana. Não é mesmo?

DICA #4 – APRENDA OS ACORDES

Como existem milhares de acordes, a melhor maneira de aprendê-los no violão, a meu ver, é estudando um repertório. Mas você não precisa necessariamente aprender uma canção com todos os seus detalhes. Esta, será apenas uma base pra você começar a enriquecer o seu vocabulário de acordes no violão. Uma canção é construída com base em alguns elementos fundamentais, como: ritmo, harmonia e melodia. Você não vai aprender todos estes elementos ao mesmo tempo.

Precisamos internaliza-los gradativamente. Comece pelos acordes, que é a harmonia. Estes estão presentes na música e servirão como referência pra você utilizar em milhares de outras canções. Não se preocupe com qual música escolher. Recomendo apenas que você opte por músicas do seu interesse. Isso pode tornar esta fase do aprendizado mais interessante.

DICA #5 – ESCUTE MUITA MÚSICA

Acredite, muitas pessoas que estão aprendendo a tocar violão sozinhas, não possuem o hábito de escutar música. Procure ter contato com diversos gêneros musicais, mesmo que um ou outro não te agrade, isso fará com que o seu ouvido fique cada vez mais atento contribuindo diretamente com o seu desenvolvimento do violão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Espero que as dicas acima sejam úteis pra você. Realmente acredito que não existe uma fórmula mágica pra aprender tocar violão sozinho, mas o poder da consistência nos estudos está totalmente ligada a bons resultados. Portanto, pratique com frequência e dedicação.

Não se esqueça de me acompanhar no YouTube. Tem muita aula por lá. Sucesso em seus estudos.

Eu, Elvis Barzotto, construí um curso de violão 100% on-line destinado a pessoas que querem aprender violão do zero ou desenvolver uma forma profissional de tocar. Se quiser conhecer o Método Barzotto de Violão, TOQUE AQUI.

Nos vemos em breve!

E.B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.