Violão

A Carta na Manga do Violonista

Caro amigo violonista, seja bem vindo ao post referente à aula “Transforme um acorde em 12 no violão

A ideia central aqui é apresentada como uma estratégia rápida e funcional não só de aprendizado como de identificação de uma enorme e muito conhecida carta na manga de todos nós, violonistas. 

O acorde escolhido foi o E maior para os exemplos maiores. Esse “E” maior sem a pestana será nosso carro-chefe. Esse mesmo acorde ou desenho quando projetado um semitom à frente, ou seja; uma casa, se transforma em uma pestana funcional. A partir disso poderemos seguir em frente casa após casa como em uma escala cromática, transformando esse nosso acorde maior carro-chefe em outros doze. 

Reparem que ao acrescentar o dedo indicador formando a pestana, apenas deslocamos o mesmo formato para as casas seguidas. Desta forma você tem todos os acordes maiores a partir do mesmo desenho. 

Logo em seguida demonstro a mesma estrutura e conceito para o acorde menor. Aqui, representado pelo “E” menor. Aplicando o mesmo raciocínio de antes, temos mais um acorde (agora menor) transformado em outros doze também menores. Fácil né? Mas o melhor de tudo é que é tudo funcional.  Coloque em prática e veja você mesmo. 

Então é isso. Fico por aqui e espero ter ajudado. Assista ao vídeo. Reveja e decore todos os passos e acordes. Começar devagar e interiorizar aos poucos é obrigatório e será de imensa valia lá na frente. Use o gráfico para cada desenho sugerido caso não entenda o shape (desenho) do acorde. 

Meu nome é Elvis Barzotto. É um imenso prazer não só ajudar, mas caminhar nessa jornada ao seu lado. 

Abs.

E.B

⬇️ Assista a aula ⬇️

Transforme 1 Acorde em Outros 12 no Violão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.