Violão

Como Tocar de Ouvido

Hoje vou falar sobre o mito e a realidade sobre como tocar de ouvido. E acredite, é mais fácil e possível do que você imagina. A questão é, muito foi dito sobre capacidade e o quase “milagre” do talento pra quem deseja tocar de ouvido. A verdade nua e crua, é que toda a mágica envolvida nesse processo tem o nome de prática. Isso mesmo. Prática. E cabe a você determinar o quanto de prática vai ter nesse processo. 

A princípio o ideal é começar com músicas mais simples. Simples em sua estrutura harmônica. Então, uma faixa com 3/4 acordes acaba sendo mais fácil, tanto no processo de entendimento como a memorização da estrutura. 

Algumas coisas podem soar óbvias em um “Primeiro momento”, eu sei. Mas sugiro repeti-las com o passar  do tempo. 

Achar a nota mais grave (baixo) pra servir como um guia. Ouvir a música repetidas vezes pra entender cada vez mais a altura, alcance das notas. Solfejar as melodias sem o instrumento. Acreditem, apesar do simplismo dessas dicas, isso pode fazer uma diferença enorme no seu resultado. 

Claro que poderíamos falar horas sobre isso. Mas eu preciso do seu comprometimento e curiosidade. Não deixe que um ou outro acorde ainda desconhecido pra você, intimide ou atrapalhe a sua evolução. A medida que o repertório for caminhando, as situações (estruturas) harmônicas, tendem a se repetir.  

Não raro, há um sem número de canções com os mesmos acordes. E isso, como eu disse anteriormente, com o tempo, vai ficando cada vez mais fácil pra você. 

Bom, vou ficando por aqui. Você pode me contar como foi sua experiência e deixar sua dúvida pra que eu possa te ajudar caso seja necessário. 

Não esqueça de assistir a aula “Aprenda Qualquer Música de Ouvido em 4 Etapas”. Toque no link logo abaixo. Espero você no Telegram!! 

Abraço. 

E.B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.