Violão

Encaixe Essa Nota no seu Repertório

Encaixe essa nota no seu repertório

Hoje irei discorrer brevemente sobre sétimas. É importante notar os a sonoridade envolvida para uma melhor compreensão de todo o material musical disponibilizado. 

Pois bem, depois dos acordes Maiores e menores naturais, chegou a hora de um outro degrau. A sétima. Que aqui no nosso caso, seria basicamente uma nova nota adicionada aos acordes já existentes. Por exemplo: no caso do C (dó) maior, nós acrescentamos uma nota, para que tenha esse efeito. 

O acorde natural como já vimos é formado basicamente por três notas. Tônica terça e quinta. Sempre lembrando que essa terça, que caracteriza o acorde, pode ser maior ou menor. No caso do exemplo, C (dó) fica; mi sendo terça maior de dó ou mi bemol sendo a terça menor. 

Acrescentar a sétima seria a quarta nota (tétrade) a esse acorde. No caso do Dó, essa sétima seria o si bemol (Bb) já que o si seria sétima maior. 

Aqui, o importante é ouvir a nota acrescentada tendo o acorde natural como referência. 

Eis aqui uma sugestão de sonoridade; 

Sétima seria a nota de preparação. Você encontra esse som em clássicos sertanejos (a famosa preparação), blues e música regional nordestina. Já a sétima maior, encaixa em um contexto mais sofisticado, elegante e com uma vibe pra cima. 

Claro que o assunto é extenso. Mas não impossível. Esse é o nosso começo. No vídeo você acompanha os detalhes além do diagrama com cada acorde explicado. 

Bom, chega de papo e vamos agora mesmo treinar e encaixar essa sétimas no seu repertório. 

“Impossível é o que se deixa de fazer”.

Abraço 

E.B

⬇️ Assista a aula ⬇️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.