Eu sei que você pode ter visto uma infinidade de anúncios voltado ao aprendizado do violão em suas redes. Assim, como eu também sei o quanto tudo isso acaba por gerar dúvidas. Pensando nisso, eu fiz esse tutorial sobre a real necessidade de quem quer realmente aprender violão.
A internet tem se mostrado um enorme “poço dos desejos” quando o assunto é aprender algo. E claro, os detalhes, os pormenores vivenciados em décadas com o instrumento não deveriam ser comparados com tutoriais sobre assuntos mais corriqueiros e que não fazem parte da grandeza de uma das maiores ramificações artísticas existentes, a música.
Nesse texto eu vou esclarecer e criar links descritivos pra que você entenda tudo que acontece no vídeo.
É muito importante que tenhamos paciência, afinal ninguém nasceu sabendo, e aqui, lidamos com algo que carece de tempo, dedicação e repetição para que os resultados aconteçam. E acreditem, eles acontecem.
Em um Primeiro instante tudo pode parecer confuso. Mas uma segunda investida e você começa a entender e perceber que a leitura do jogo é feita a longo prazo. Pra isso, é fundamental não pular etapas e ter um bom método como referência.
No vídeo começamos com três acordes ou posições. Aqui a nomenclatura não vai ser o foco. O três acordes trabalhados serão: E menor, D maior e C maior. Aqui você praticamente tem o mapa e conexão pra uma série de músicas conhecidas que podem ser tocadas a partir desses mesmos três acordes.
Falo também sobre a mão direita, sua importância e tudo referente aos ritmos, batidas ou levadas. Mais uma vez o foco não é a nomenclatura. Já com relação a mão esquerda, ela é responsável pelos acordes ou posições. E aqui ganha o jogo quem tiver a paciência para que a sincronia aconteça dentro do seu próprio tempo. Cada um de nós responde de forma diferente no processo de aprendizado. E no violão, isso não é diferente.
Ao longo dos últimos vinte anos eu tenho ajudado de forma significativa na jornada pessoal de um sem números de alunos. E uma coisa é fato; problemas, dificuldades acontecem de forma pessoal para cada um. Por isso é interessante um método que esclareça ao invés de confundir. E a paciência, assim como o planejamento são vitais durante todo o processo.
Meu nome é Elvis Barzotto, professor de violão. E eu tenho certeza que posso te ajudar nessa caminhada rumo ao aprendizado. Seja bem-vindo. Ah, conheça um pouco mais o meu método de violão 100% on-line tocando aqui. Vamos ao vídeo!
Quer Aprender Violão? Comece Assim.